O Que é Big Idea? E Como Ela Aumenta as Vendas do Seu Negócio

Para que possamos tratar do conceito de big idea de uma maneira mais prática, gostaria de pedir que você respondesse a seguinte questão.

Qual destas ofertas a seguir é melhor?

Oferta Wise Up - Big Idea

Eu digitei no Google curso de inglês e estes dois anúncios apareceram para mim.

Num deles, vemos uma vaga oferta com a informação de matrículas abertas.

No outro, há a resposta do que vai acontecer e quando.

Então, eu pergunto novamente, qual das duas ofertas é melhor?

E eu já vou explicar porque é importante que você preste atenção nesta pergunta.

A Big Idea

A big idea é uma promessa que demonstre um próximo estágio desejado pelo seu potencial cliente.

Curso de inglês, que eu tomei como exemplo, é uma palavra-chave bem disputada com um volume de 60 mil buscas mensais e um custo por clique (CPC) de R$ 14,20, conforme mostra o relatório do Ubersuggest.

Confira na imagem a seguir.

Volume de pesquisa da palavra curso de inglês

Ou seja, muitas pessoas pesquisam por isso e querem aprender inglês mais cedo ou mais tarde.

Então, no meio desta grande disputa, você precisa de uma oferta que chame a atenção e vença a proposta do seu concorrente.

E é aí que a big idea entra.

Uma das maneiras de você melhorar sua oferta é inserindo nela a big idea.

Para que uma big idea seja boa, ela precisa ser tangível. Palpável.

Isso no sentido figurado, é claro.

Este tangível e palpável significa o que é mais bem definido e, portanto, pode ser facilmente entendido e PERCEBIDO.

Assim, ela – a big idea – precisa responder as seguintes questões: o que e quando?

E note que é exatamente isso que o anúncio da Wise Up traz em sua headline.

Ele mostra exatamente o que e quando.

1 – O que? Aprenda inglês.

2 – Quando? Em 18 meses.

Percebe? Isso é uma big idea. Uma mensagem clara. Muito mais clara do que está sendo apresentado nos outros anúncios disponíveis, como “curso de inglês”, “matrículas abertas”, “inglês completo” etc.

Por isso, entre uma série de outros elementos, a Wise Up é uma das referências nacionais e líder do mercado de ensino.

Onde a Big Ideia entra no Marketing Digital e Copywriting?

Como mostrado acima, muitas pessoas pesquisam por um certo serviço e as empresas pagam caro por cada clique com o objetivo de conquistar novos clientes.

Sua oferta precisa ser a mais fácil de ser entendida no meio de tantos anúncios.

Você precisa chamar a atenção e falar com o cérebro reptiliano do seu potencial cliente.

Após ganhar a atenção, é bem possível que você ganhe o clique.

E uma das maneiras para que você atinja este resultado, é inserindo a sua big idea na sua headline (título).

De modo similar ao que podemos ver no anúncio da Wise Up.

Então, note como cada elemento precisa ser bem pensado.

Você não pode criar uma oferta apenas por criar. Isso vai fazer você torrar seu dinheiro ou, na pior das hipóteses, o seu tempo.

Quando eu fazia tráfego pago, muitas vezes segmentava bem, definia o objetivo correto de campanha, otimizava o orçamento e, por fim, continuava sem vender.

E porque muitos empresários ou anunciantes, seja afiliado ou infoprodutor, que geram tráfego pago no Instagram, Facebook e Google estão gastando dinheiro sem conseguir aumentar seu faturamento ou, pior, não ter o lucro desejado?

O segredo é que estão criando anúncio sem levar em consideração a copy e a big idea.

Note que neste post nós analisamos apenas uma linha da headline (ou poucos caracteres). Imagine o restante do cuidado que se deve tomar com a mensagem da sua carta de vendas e da sua comunicação por completo…

Com uma mensagem bem trabalhada, seu anúncio soará genial e, consequentemente, você ganhará a disputa do tráfego, podendo então, converter visitantes em leads, leads em clientes, e clientes em lovers (amantes da marca e compradores recorrentes).

Uma Big Idea no Marketing Digital

Por fim, apenas gostaria de dar outro exemplo de big idea na headline de uma oferta de valor muito famosa.

Sabe o Érico Rocha?

Pois bem. Quando ele começou no marketing digital, sua grande promessa – ou big idea – era, se não me engano, “o faturamento de 1 ano em um semana”.

Perceba que a oferta dele segue os mesmo princípios básicos.

1 – O que? Faturamento de 1 ano.

2 – Quando? Em uma semana.

Ele conseguiu refinar e sintetizar ainda mais esta frase ultimamente.

Sua Fórmula de Lançamento também é conhecida como 6 em 7.

A mesma promessa, ainda mais condensada numa big idea.

1 – O que? 6 dígitos.

2 – Quando? Em 7 dias.

Dificilmente alguém que hoje esteja inserido no marketing digital não saiba o que é fazer um 6 em 7. Ou seja, 6 dígitos de faturamento (100 mil reais) em 7 dias de lançamento (também conhecido como uma semana).

O que o Érico fez foi comprimir, reforçar e tornar a sua big idea no cerne do seu negócio.

E é deste modo que você constrói autoridade e dá um identidade ao seu produto.

Considerações finais

Visto isso, eu sugiro que nunca mais crie um anúncio nem escreva uma linha sequer sem ter seus focos em vendas. E vendas que geram lucro.

Então, caso precise de ajuda para melhorar seus anúncios publicitários, clique aqui e faça contato que eu vou te ajudar.

Você gostaria de acrescentar algo, fazer uma crítica ou observação?

Comente no campo abaixo, por favor.

No mais, muito obrigado pela atenção e boas vendas.

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