Swipe File: o que é e Como isso Melhora sua Copy

Swipe File nada mais é do que um arquivo que você mantém, no qual você compila todas as grandes copies dos melhores copywriters do mercado.

Então, você cria uma pasta e vai salvando todas as campanhas e cartas de vendas que te interessar.

Um swipe file é composto não só de copy boa também.

Você pode manter um arquivo de copy ruim na qual você utilizará como exercício para melhorar.

Sugiro este exercício aqui porque grandes copywriters, no início de suas carreiras, faziam isso para aprimorar sua técnica de escrita.

E além do mais, também utilizavam desta estratégia para encontrar seus primeiros trabalhos.

Ele aprimoravam uma copy ruim e entravam em contato com o dono do produto para mostrar a nova carta de vendas.

Então propunham uma parceria para que o dono do produto utilizasse a nova copy.

Quase sempre dava certo, as novas cartas vendiam mais e assim eles se inseriam no mercado.

Sem mais delongas, vamos às dicas para que você possa criar o seu próprio swipe file de copywriting e entender melhor sobre o assunto.

O que é Swipe File?

Swipe file, então, é um arquivo de furto. Você “rouba” uma copy que está veiculando, a qual você considera boa e guarda numa pasta ou em um aplicativo do seu computador.

Isso é importante para que você possa aprimorar sua copy.

Além de ter ilimitadas fontes de influência.

Beto Altenhofen, responsável pela copy da Empiricus, recomenda que você comece aprendendo copy lendo muitas campanhas e cartas de vendas.

Portanto, o swipe file também te ajudará nesta parte.

Porque, com um arquivo bem montado, você poderá sempre consultar estas boas fontes para aprimorar e se inspirar na hora de escrever suas cartas de vendas.

Como sugerido anteriormente, sempre que ver uma copy ruim, a guarde numa pasta para copies não tão boas.

Um copywriter precisa sempre estar escrevendo.

E você pode reescrever estas cartas ruins. Isso será bom para sua formação.

Caso você já esteja no mercado, essa prática de melhorar cartas de vendas ruins servirá como aperfeiçoamento da sua técnica.

Por isso é importante você ir organizando seu swipe file.

Então, não há mais desculpas para você não começar a construir seu swipe file hoje!

Como Construir seu Swipe File

Hoje eu monto meu swipe file da seguinte forma.

Como aplicativo para escrever, eu uso o Evernote.

Além disto, eu uso a extensão dele para o Google Chrome.

Evernote para Swipe File

Basta clicar no elefantinho verde que ficará na barra do seu navegador e ele salvará a carta de vendas toda no seu app, que pode ser usado via navegador ou celular.

E essa sincronização entre navegador e celular ajuda bastante.

Porque isso permite que você leia suas copies salvas em qualquer lugar e a qualquer hora.

Neste vídeo a seguir, eu mostro como salvo as copies que me interessam de maneira bem rápida para compor meu swipe file.

Onde Encontrar Outras Fontes Para Compor seu Swipe File

Um site que sempre consulto é o Swipe-Worthy.

Nele você encontra uma série de cartas de vendas que você pode filtrar por categorias.

Seu uso é intuitivo e bem fácil.

Além do mais, as cartas de vendas vêm com comentários que podem ser exibidos ou não, de acordo com sua conveniência.

Isso facilita muito na hora de estudar e avaliar outras copies.

Exemplo de Swipe File

Acima vemos o exemplo de uma copy de sucesso antiga. A parte tracejada em vermelho contem os comentários discretamente dispostos. Porém, podem ser escondidos se você quiser.

Como Um Swipe File te Ajuda?

Com um swipe file bem estruturado, você terá as maiores fontes de inspiração.

Grandes copywriters sempre estão consultando seus swipe files para se inspirar e escrever sua copy.

Com você não deve ser diferente.

Para escrever grandes copies e ser original, você precisa saber em quem se espelhar.

Sem uma referência prévia, certamente sua folha de papel permanecerá em branco.

Considerações Finais

Eu mantenho um swipe file hoje e tento ler, pelo menos, uma carta de vendas por dia.

Esse é o mínimo sugerido pra quem pretende ser um grande copywriter profissional no mercado.

E é através de um swipe file que conseguimos manter e elevar o nível.

Nele, podemos consultar headline matadoras, identificar uma big idea, entender a estrutura e elementos de uma copy como: abertura, benefícios, gatilhos mentais etc.

Assim, espero que este blogpost possa ter te ajudado.

Caso tenha alguma crítica, sugestão ou dica que também vá ajudar o meu swipe file a se tornar cada vez mais rico, comente aqui abaixo.

Seu comentário é muito importante.

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